Principal / Coaching / Faça as pazes com seus erros e abrace a incerteza

Faça as pazes com seus erros e abrace a incerteza

Eu cresci no meio de uma família grande, muitos irmãos, rodeada de primos e as frases que mais ouvia dos mais velhos e nas escolas que estudei era: “errar é vergonhoso”, “melhor não fazer do que fazer errado”, “se você errar, todos vão rir de você”.

E hoje não é muito diferente, as pessoas estão cada dia ousando menos, arriscando menos com medo de falhar, de ser chamado ou visto como fracassadas.

O que poucos sabem ou tem a chance de aprender é que as lições de vida mais importantes que aprenderemos serão das más decisões que tomamos. O tempo e a experiência podem ser excelentes professores quando você realmente aprende uma lição com suas decisões ruins. A experiência vem do nosso modo de viver, compreensão e ajustes que fazemos. Também vem do sofrimento, da agonia e das provações pelas quais somos afligidos.

Precisamos aprender com os nossos erros para não corrermos o risco de repeti-los. Precisamos desenvolver a sabedoria e o sentido para tomar boas decisões e escolhas. O bom senso só se desenvolverá se você realmente aprender com seus erros. Infelizmente, para muitas pessoas, são necessárias algumas repetições do mesmo erro para aprender a lição.

Boas ou ruins, as experiências são o que nos ajuda a aprender lições e a formar um melhor senso de julgamento. O mau julgamento parece ficar mais tempo conosco como uma lição aprendida porque realmente não queremos continuar repetindo isso. Sabedoria é o conhecimento que você pode obter ao cometer erros.

Riqueza, dinheiro, relacionamentos e sucesso em qualquer lugar do mundo acontecem em ziguezague, à medida que nos movemos em direção a um objetivo, não seguimos em linha reta só de acertos e sem desvios.

Não espere “perfeição” ! Você tem que esperar constantemente aprender com os erros e se corrigir. Constantemente! E quando você faz isso, você acabará por conseguir uma vida com mais completude e significados. A única ocasião em que você não será bem-sucedido é se, ao cometer “erros” ou pensar em si mesmo como um “fracasso“, desistir ou não aprender nada.

Foi assim que aprendi a ser menos insegura, quando escolhi ficar mais confortável ​​em cometer erros e fiquei mais confiante em mim mesma para dizer: “Tudo bem, porque vou acertar da próxima vez“. Ou talvez não! Ainda assim está tudo bem, porque a confiança é tão profunda que não importa quantas vezes seja necessário. Essa é a melhor forma de obter o controle das suas emoções e, ao mesmo tempo, encontrar a felicidade, porque está implementando essa prática para aprender com os erros e abraçar a incerteza em todas as facetas da vida, dos relacionamentos aos negócios.

 

Por: Márcia D`Ávila

Veja mais

Mude sua forma de definir Felicidade

Há quanto tempo você tem procurado sua “felicidade”?

× Fale conosco !