21 outubro 2018, domingo
Principal / Coaching / O medo está te segurando?

O medo está te segurando?

Nem sei dizer quantas vezes na vida evitei fazer algo por causa de um medo. Quando criança, tinha medo de tudo: de perder meus pais, de ter uma doença séria, de não conseguir amigos sinceros e quando adulta, a lista dobrou.

Talvez você odeie seu trabalho, mas tem medo de procurar um novo ou mudar de carreira completamente. Talvez o relacionamento em que você se encontra não está fazendo você feliz, mas você tem medo de deixá-lo. Talvez você esteja solteiro e solitário, mas tem muito medo de sair e começar a namorar. Isto soa familiar? Acredito que sim.

O problema, em poucas palavras, é simplesmente isso: ao tomar decisões, muitos de nós nos concentramos muito mais no que temos a perder do que no que podemos ganhar.

Sempre que você vê seus objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais, em termos do que você tem a perder, você tem o que é chamado de foco de prevenção. Quando você está focado na prevenção, você quer ficar seguro, evitar erros e cumprir suas responsabilidades. Você quer esperar para o que você já tem e manter as coisas funcionando sem problemas. Você não está aberto a correr riscos, mesmo quando essa chance é uma chance para a felicidade. Se o medo o está segurando, as chances são de que você tenha pensado apenas em termos de prevenção.

Se, em vez disso, você vê seus objetivos em termos do que você pode ganhar, você tem o que é chamado de foco de promoção. O foco da promoção é avançar, maximizar seu potencial e colher as recompensas. Trata-se de nunca perder uma oportunidade de ganhar, mesmo quando isso significa dar um salto de fé.

Então, como você pode aprender a abraçar o risco para o bem da sua felicidade futura, particularmente quando a tomada de riscos não vem até você naturalmente? A resposta é surpreendentemente simples: quando você pensa em fazer uma mudança, concentre-se apenas no que você tem que ganhar, e ‘delete’ todos os pensamentos sobre o que você pode perder.

Por exemplo, você pode demorar alguns minutos para listar todas as formas em que você irá se beneficiar fazendo a mudança. Repita-os para si mesmo quando sente o medo entrar. O mais importante, desligue qualquer pensamento sobre o que poderia dar errado – apenas recuse-se a chamar a sua atenção para isso. Com a prática, esse treinamento de pensamento se tornará mais fácil e eventualmente automático. Dê uma chance, acredite ou não, pode se tornar uma segunda natureza para você, se você pensar sobre seus objetivos no caminho certo.

Se você tem medo de fazer algo que você realmente quer fazer, a primeira coisa a fazer é isolar o medo.

Pergunte a si mesmo: “Se eu não tivesse medo de seguir esse caminho, eu faria isso?”

Eu vou presumir que você já tem a resposta: “Por certo, eu faria isso!”

Então, pergunte a si mesmo: “O que eu tenho medo?”

Anote a resposta e acompanhe: “O que mais eu estou preocupado?”

E continue fazendo essa pergunta até que você não consiga pensar em mais nada. Eu duvido muito de que você tenha uma lista com mais de duas ou três razões, normalmente, o mais comum é ser uma coisa só.

Agora vem a parte onde você tem que ser brutalmente honesto consigo mesmo e quebrar cada medo individualmente perguntando:

  • Existe algum risco muito sério para a minha saúde ou a saúde dos outros ao persistir nesse objetivo?
  • Existe uma forte possibilidade de falir e perder minha casa?
  • Ao persistir nesse meu sonho, poderia causar, potencialmente, danos a relacionamentos importantes?

Todas essas são preocupações genuínas que não devem ser ignoradas, mas realmente não há muitas questões que carregam esse tipo de peso. Se você tomar todas as suas decisões da posição de medo, na maioria das vezes, vai tomar decisões precárias porque o medo o manterá fechado dentro de sua zona de conforto.

Como disse anteriormente, convivi com o medo me paralisando e me frustrando constantemente. Hoje, escolho focar no que vou ganhar, uso e abuso da minha fé em conseguir alcançar o que desejo e se funcionou para mim, funcionará para você também. As ferramentas estão dentro de você.

Se quiser conversar mais sobre esse tema comigo, não hesite em me contatar.

⤷ marcia@coniaps.com.br

Veja mais

Faça as pazes com seus erros e abrace a incerteza

Eu cresci no meio de uma família grande, muitos irmãos, rodeada de primos e as …