21 outubro 2018, domingo
Principal / 3° Idade e Relacionamentos / Medo e Gratidão – como?

Medo e Gratidão – como?

 

Há unanimidades que nos assustam … o sentir MEDO é uma delas.
O MEDO é uma emoção autentica apresentada por todos os animais superiores nos testes de laboratório.

Porém, quando prestamos atenção ele aparece espalhado pelo mundo, em qualquer idade, pelos mais diferentes motivos.Essa insegurança é que traz transtornos ao nosso equilibrio bio/psico/social, pois o bombardeamento de nosso organismo com hormônios de “fuga e defesa’ que caracterizam a sensação de MEDO constante, é que nos adoece.

MEDO pode aparecer também na hora de um concurso, de uma prova, de não ser aprovado no emprego…sei lá são tantos os motivos que vamos parar por aqui.Estes MEDOS podem ter dois caminhos básicos: nos ajudar a vencer o desafio ou além da conta podem nos paralizar … é !

No mes de novembro também fica bem nítido que o MEDO do cancêr de próstata- homens tem MEDO de fazer o exame necessário e preventivo que pouparia tantas mortes, dizem os especialistas.

Precisamos aprender desde os bancos escolares que a PREVENÇÂO,  já tão falada em nosso Artigo do mês de outubro, pode  e deve ser ensinada a todos e sabemos que as crianças com sua expontaneidade podem incentivar pais e outros homens da família a se cuidarem.

Já a GRATIDÃO palavra de origem latina vem de gratia que diz respeito ao reconhecimento por tudo que é recebido;daí GRATIDÃO é amor, tolerância e compaixão. Nos ajuda a lembrar que nosso sucesso tem a ver com tudo o que nossos antepassados fizeram e outras pessoas de nossa história de vida.

Assim, GRATIDÃO pode ser ensinada e incentivada,desde a infancia por ser atitude  promotora de efeitos bioquimicos;  beneficiam cada um dos que a exerce, além dos que estão à sua  volta!

Tal atitude pode ser antidoto para nos ajudar a manejar o MEDO e saber como nos proteger.

Claro que é dificil porém …experimente! Serei GRATA se voce nos contar!

 

Dina Frutuoso psicóloga clinica CRP 05/587
Entrevista ao vivo, toda 3ªf às 07:25 no http://www.radioriodejaneiro.am.br/

Veja mais

Celebração 60 anos Turma 1958 IE/RJ

Passar sete anos em um grande colégio foi uma experiência impar para as meninas de …