27 Maio 2018, domingo
Principal / 3° idade / “MÃE é MÃE/ PAI é PALHA”

“MÃE é MÃE/ PAI é PALHA”

Feliz Dia das Mães

Este ditado popular me foi dito por algumas senhoras do interior do Brasil e chamou minha atenção.

Disseram que as avós falavam sempre isso, quando as  entrevistei, sobre a pesquisa que realizo ” Que conselhos davam suas avós e mães ” ? Interessante refletir sobre a “sombra” que tal ditado lança sobre as mulheres de cidades grandes em pleno século XXI!

Ao solicitar às minhas entrevistadas, que me dessem exemplo do que quer dizer “MÃE é MÃE pai é palha“, uma me olhou surpresa e disse: 

 _Ora ,qualquer problema os filhos correm é para a mãe, pais vão trabalhar em outros lugares, viajam estão sempre cansados ou até os abandonam…filhos se viram é mesmo com a MÃE!

DIA das MÃES celebrado com algumas atitudes OBA !OBA ! não ajudam mulheres de qualquer nível sócio econômico e cultural…encontramos os mais diferentes tipos de agressão e, na Cidade do Rio de Janeiro até temos cinco casas de acolhimento, com endereços secretos,  para proteger as que são ameaçadas e se sintam vulneráveis.As estatísticas de agressões dos mais diferentes tipos coalham os noticiários !

PREVENÇÃO tem espaço nas ações , neste adiantado século XXI. Vamos refletir, cada de um de nós em suas especialidades, o que poderia fazer para que desde criança as meninas aprendam a se empoderar para estudar e não vender seu corpo, se entregar a drogas ou qualquer ilícito; valorizar as potencialidades de cada uma e ter a CONSCIÊNCIA que procriar para a maioria é fácil…o difícil é saber criar os filhos com solidariedade e sem assistencialismo que não ajuda a  pessoa  a viver, desfrutar e ser feliz … com RESPONSABILIDADE !

FELIZ DIA das MÃES 2018 para mães e filhos … e pais responsáveis … também !

Por: Dina Frutuoso

Veja mais

XX Seminário interdisciplinar ABRAPA 2018

Quinta-feira, das 14h às 17h.