22 agosto 2018, quarta-feira
Principal / 3° Idade e Relacionamentos / Lanche ostentação

Lanche ostentação

Escutei esta expressão de um menino de 09 anos enquanto aguardava um atendimento. Comecei a prestar atenção ao que ele dizia à avó.

Vó Bia, não aguento mais o lanche certinho que mamãe prepara para mim.

A avó, com leve sorriso, escutava as reclamações do neto e depois virou-se para mim e desabafou :

A mãe dele é nutricionista e procura oferecer tudo de saudável e nutritivo para ele mas, na escola os coleguinhas comem mil bobagens e ele também quer experimentar. Contou que outro dia um ficou “com pena dele e deu-lhe metade do lanche !

Eu fiquei curiosa sobre a tal expressão,que ele repetiu algumas vezes e perguntei :

Eu não sei o que é lanche ostentação você pode me explicar ?

AH! lanche ostentação é levar sanduíche grandão, refri. biscoitos recheados, bolo bem cheio de chocolate UH! Isso é o meu sonho !

Fiquei pensativa; mãe tem informações e luta para que os alimentos saudáveis sejam oferecidos ao filho e ele por seu lado está sendo massacrado, pela “propaganda enganosa da ostentação alimentar”.

As Campanhas apontando para pobreza e obesidade no Brasil tem surtido pouco efeito! Algumas escola oferecem lanches ditos saudáveis ; professoras falam sobre nutrição nas reuniões de pais.

Nossas crianças comem mal; a união dos familiares e da escola bem pode ser força poderosa para alertar as crianças frente o perigo no campo da Saúde! Difícil mesmo essa parte da educação alimentar saudável, em tempos de   tanta propaganda destrutiva da boa alimentação! Haja paciência vovó !

Lembrei que em período de festas juninas é mesmo difícil resistir a tanto açúcar e talvez aprender a comer um pedaço , provar as guloseimas- veja só o nome isso é que é propaganda …bem aprender moderação desde cedo OH! aprendizado difícil…com tanta ostentação por ai !

Desejo que a mãe nutricionista tenha sucesso e que avós aprendam que há mais o que oferecer às crianças do que comidas  industrializadas.

Amor e atenção podem bem ajudar nesse difícil caminhar da educação alimentar!

Dina Frutuoso presidente da Comissão da Pessoa Idosa da ANI
Aguardo vocês dia 14 de junho de 2018 às 14h na Cinelandia -CCJF

Veja mais

Ser Pai de seu Pai

Celebrar o DIA dos PAIS tem trazido, nos últimos anos, nova reflexão ao nosso dia a …