21 Janeiro 2018, domingo
Principal / Ecorecreio / Grumari, paraíso ecológico

Grumari, paraíso ecológico

Prainha e Grumari são áreas de proteção ambientais, APAs. As APAs foram criadas para preservar o belo patrimônio ambiental e defendê-lo da ocupação desenfreada.

Essa áreas, além de gerarem evidentes benefícios ambientais, Têm ou exercem relevante função social por oferecerem recreação, lazer e, principalmente, oportunidades de emprego e renda.

O nome Grumari, que vem do indígena “CURU” (seixos, pedras soltas) e “MARI” (que produz água) que, também é o nome de uma árvore encontrada nas encostas da região.

Cercada pelas serras do Grumari, de Guaratiba e de Piabas, é a última área natural e preservada do litoral carioca.

Essas áreas constituem o Parque Natural Municipal do Grumari, tombado pelo Estado em 1985, e pelo Município, em 1986. Praticamente isolada, seu acesso se dava pela estrada velha de Grumari, sinuosa e estreita, vinda de Guaratiba ou pela trilha colonial na Serra de Piabas. Na década de 1970, foi aberta a Avenida Estado da Guanabara, ligando o bairro ao Recreio dos Bandeirantes.

Em Grumari há, também, a Praia do Abricó, para os adeptos do naturismo, e a Prainha, tombada, em 1989, como Área de Preservação Ambiental – APA – freqüentada por surfistas.

Texto / Fotos: Gustavo Chiavegatto

Ajude a manter as praia limpas

Não leve animais para as praias

Cuidado para não provocar um incêndio

Não estacione nas áreas de vegetação

Veja mais

Para onde corre os Rios

A luta não deve ser apenas "quando aparecem os mosquitos". Para lutar, é preciso entender o processo.