25 Abril 2018, quarta-feira
Principal / 3° idade / ENTUSIASMO para VIVER 2018

ENTUSIASMO para VIVER 2018

 
Se tens fé, cumpre saberes que tudo é possível

                                           aquele que crê (MT 9.23)

Parece incoerência falar de ENTUSIASMO em relação ao ano que começa, com tantas interrogações, em todas as áreas de nossas vidas.  A 3° idade muitas vezes nos dá lições de entusiasmo: já passaram tantos ” apertos” !

Sim, vamos precisar de ENTUSIASMO,  palavra de origem grega quer dizer  “ter um deus dentro de si”. Os gregos eram politeístas, criaram seus deuses à semelhança dos humanos e até construíram um templo em homenagem ao deus desconhecido –  foi a deixa para São Paulo, que falava grego, postar-se na escadaria do templo e dizer:” Eu vim falar deste Deus desconhecido” e pregar o Cristianismo.

Bem, voltemos ao ENTUSIASMO, que era uma atitude muito valorizada na Grécia clássica; para resolver os desafios diários, criar algo ou modifica-lo era preciso ser entusiasmado, isto é ” ter um deus dentro de si”.

ENTUSIASMO leva a agir com confiança, acreditar nas possibilidades, ser alegre e  firme nas decisões; esta atitude leva ao sucesso e não tem nada a ver com ser egótico ( centrado em si mesmo) pois uma de suas atividades é buscar outras pessoas entusiasmadas. Eles não eram tolos, confiavam em si e se apoiavam uns nos outros; acreditavam ser possivel fazer dar certo, no sentido de fé, crer. Todos já ouvimos a frase: ” a fé remove montanhas” ou os decididos agem , não ficam esperando, fazem a sua parte!

Cabe lembrar também a esperança outra atitude muito falada na educação: professores são seres de ESPERANÇA vivo repetindo! Como aguentar tantos desmandos se não tivéssemos essa atitude?

Frente a tanto o que resolver em 2018 precisamos mesmo de ENTUSIASMO e ESPERANÇA. Não podemos ser omissos, esperar que os outros façam e ficar só reclamando. NÃO. É preciso cada um fazer a sua parte, sem assistencialismo. mas com solidariedade.

Precisamos cultivar o ENTUSIASMO , no sentido grego, juntar esforços, parar de murmurar e agir com sabedoria pensando no BRASIL; em cada um de nós e nos nossos descendentes. Vamos procurar avaliar o que queremos e nos responsabilizar pelas decisões.

O BRASIL tem jeito sim e depende de nós!  Isto não á idéia romântica; é possibilidade!

Fiscalize as atividades dos que gerenciam nossos bens  usando a metodologia pedagógica: do proximo para o distante e do conhecido para o desconhecido!

Compareça à Reunião mensal do Conselho Comunitário de Segurança de sua região, informe-se e contagie os outros. Esta é uma forma de começar a aprender a se responsabilizar e exigir respeito pelo bem comum!
Nunca deixe morrer seu ENTUSIASMO!

 

Por: Dina Frutuoso

 
Criadora e coordenadora do Projeto Escola Barra da Tijuca( voluntários 1 vez por semana na EM do Posto 4 da praia da Barra)
 
Falo em janeiro na atitude de ENTUSIAMO e em fevereiro vamos para Carnaval pois a Banda da Barra vai desfilar dia 04/02/18.

Veja mais

Inteligência Espiritual – Abril 2018

O mês de abril trás umas características interessantes em 2018: iniciado dia 1º sendo DOMINGO …